Empresa cria sistema para organizar fila em balcão de bar

//Empresa cria sistema para organizar fila em balcão de bar

Empresa cria sistema para organizar fila em balcão de bar

Software faz reconhecimento facial de cliente e evita briga por atendimento.

 

Por Andrea Parise

Quem nunca teve que ficar um tempão esperando para ser atendido em um balcão de bar? Gritar mais alto, tentar encontrar um espaço na frente e ter sempre a sensação de que você é invisível para o barman?

Parece que esse probleminha, que pode até estragar uma saída noturna, está prestes a ser resolvido. A empresa britânica DataSparQ, com o uso da inteligência artificial, criou o sistema Al Bar, que usa o reconhecimento facial para criar uma “fila virtual inteligente”. Um software identifica cada cliente que se aproxima do balcão do bar e lhe confere um número, de acordo com a ordem de chegada. Dessa maneira, o barman sempre saberá quem deve atender primeiro. O Al Bar está em fase de testes no bar 5cc Harrild & Sons, em Londres, no Reino Unido.

A funcionalidade do sistema vai além da organização da fila, conta com verificação automática de idade, que alerta o barman caso o cliente pareça ter menos de 18 anos, e permite também saber o tempo estimado de espera para a entrega do seu pedido, ou seja, o consumidor pode até ir dar uma volta que o seu lugar na fila está garantido.

O software traz benefícios também para o desenvolvimento do negócio, já que disponibiliza dados importantes como bebidas mais pedidas, horários de pico. A única questão, segundo a empresa, é que os dados ainda não são armazenados e são deletados ao final de cada dia.

A DataSparQ informa ainda que estuda ampliar o sistema com outras funcionalidades, entre elas a possibilidade de refazer o pedido automaticamente por meio de reconhecimento facial, e que o tempo otimizado pelo sistema permitiria aos funcionários servir mais de 36 milhões de bebidas no Reino Unido.  “O AI Bar maximizar nosso potencial de atendimento e elimina o empurra-empurra no balcão, quando o bar está mais cheio”, disse Luka Kovijanić, barman no 5cc Harrild & Sons, ao Engadget.

O preço estimado para adquirir o Al Bar é de £199 (R$ 930).

Veja como funciona:
https://youtu.be/v8AH8CcH63Q 

2019-08-12T20:36:34+00:00

About the Author:

Leave A Comment